Paulo Freire nos ensina que a rigorosidade é quando o educador por meio de sua perseverança cria métodos para extrair e instigar o conhecimento em seus educandos. Colocando-os no caminho da busca de sua própria autonomia.
Um exemplo foi o documentário sobre Paulo Freire exibido em sala de aula, notamos essa prática, quando o educador notou que um de seus alunos apresentava facilidade em jogar dama e dificuldade nas quatro operações de matemática, observando essa situação o educador criou e aperfeiçoou o método no qual o aluno pode desenvolver com facilidade o aprendizado com a matemática.
Esse papel importante do educador, não é apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a desenvolve-los.
O educador não é aquele que fala bonito e nem aquele que faz o aluno a memorizar textos, mas sim aquele que deixa transparecer ao educando que uma das bonitezas do mundo é estar nele (mundo) e com ele, é abrir um leque de novos conhecimentos, sem esquecer de manter vivos os conhecimentos antigos, porque o ato de aprender é contante e é mutável o ato de ensinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

É tudo que eu gostaria de saber.
ResponderExcluirAdoreiiiiiii obrigada
ResponderExcluirWow sensasional! Me ajudou bastante
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAjudou bastante para compreensão dessa parte do livro que não consegui entender, estou produzindo um resumo a respeito do primeiro capitulo da obra como trabalho avaliativo na faculdade. Também vou estar disponibilizando o material no blog para caso alguém tenha interesse em ler
ResponderExcluirO livro de Paulo Freire tá me ajundando muito nos trabalhos da faculdade
ResponderExcluir