quarta-feira, 27 de março de 2013

Ensinar exige rigorosidade metódica

               Paulo Freire nos ensina que a rigorosidade é quando o educador por meio de sua perseverança cria métodos para extrair e instigar o conhecimento em seus educandos. Colocando-os no caminho da busca de sua própria autonomia.
               Um exemplo foi o documentário sobre Paulo Freire exibido em sala de aula, notamos essa prática, quando o educador notou que um de seus alunos apresentava facilidade em jogar dama e dificuldade nas quatro operações de matemática, observando essa situação o educador criou e aperfeiçoou o método no qual o aluno pode desenvolver com facilidade o aprendizado com a matemática.
              Esse papel importante do educador, não é apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a desenvolve-los.
              O educador não é aquele que fala bonito e nem aquele que faz o aluno a memorizar textos, mas sim aquele que deixa transparecer ao educando que uma das bonitezas do mundo é estar nele (mundo) e com ele, é abrir um leque de novos conhecimentos, sem esquecer de manter vivos os conhecimentos antigos, porque o ato de aprender é contante e é mutável o ato de ensinar.

6 comentários:

  1. Ajudou bastante para compreensão dessa parte do livro que não consegui entender, estou produzindo um resumo a respeito do primeiro capitulo da obra como trabalho avaliativo na faculdade. Também vou estar disponibilizando o material no blog para caso alguém tenha interesse em ler

    ResponderExcluir
  2. O livro de Paulo Freire tá me ajundando muito nos trabalhos da faculdade

    ResponderExcluir

 
Koisa de Criança... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.