Para nós o educador vem sendo desmotivado pela falta de valorização dentro da sua função e acaba por deixar a desejar em prática, prática essa que deve ter muito compromentimento e doação, pois a prática educativa n]ao é tão simples quanto parece.
Paulo Freire nos ensina que o ato de ensinar gera um compromisso social que transforma o educando em um ser autonomo e reflexivo
Entendemos que a base desse conceito é que o educador esteja realmente comprometido com seus alunos, ou seja, se surgir uma pergunta e ele não tiver a resposta, que fale a verdade, e que prontifique em pesquisar (trazer a resposta), com isso aumenta o respeito e a confiança do educando com o educador. O que é válido é o educador falar a verdade e assumir que o mesmo não sabe tudo, assim, adiquirindo crédito, no qual deve ser preservado.
Portanto ensinar com comprometimento é o educador estar en busca de novos conhecimentos e métodos, pois tudo evolui, a educação, os conhecimentos e até os educandos, por isso se nós educadores ficarmos estagnados e presos no método antigo, tudo que levarmos para os nossos educandos não irá interessa-los, pois já passou. O educador que não quer perder tempo em se atualizar, não está preocupado em levar o melhor para seus educandos, é o chamado "professor" e jamais de educador, porque professor é uma profissão como qualquer, agora educador é uma vocação, um ser que se autoavalia e se preocupa se o educando está realmente aprendendo.
"Me movo como educador, porque primeiro me movo como gente"
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